MENU
O Evento
O setor de saneamento no Brasil enfrenta um momento crucial. Desde a publicação do Marco Legal do Saneamento, avanços significativos foram realizados, mas desafios estruturais persistem. Com metas ambiciosas de universalização dos serviços de água e esgoto até 2033, o país precisa acelerar a execução de projetos e superar barreiras significativas, incluindo dificuldades no acesso a recursos financeiros e incertezas regulatórias agravadas pela reforma tributária em tramitação.
A reforma tributária, atualmente em discussão no Congresso Nacional, traz preocupações sobre possíveis aumentos tarifários que poderiam afetar as populações mais vulneráveis e comprometer a atratividade para investidores. Paralelamente, com os novos prefeitos assumindo seus mandatos em 2025, os próximos anos representam um ciclo crucial para tirar projetos do papel e garantir a avanços que impulsionem a universalização do saneamento no país.
É nesse cenário que lançamos a 6ª edição do FÓRUM NOVO SANEAMENTO, um evento que se consolidou como ponto de encontro para os principais líderes e decisores do setor, e que oferecerá um espaço privilegiado para debater soluções, compartilhar experiências e alinhar ações em prol do saneamento, promovendo diálogos que impactem diretamente o futuro do setor.
Com painéis temáticos e estudos de caso, o fórum promoverá discussões que incentivem soluções concretas e aprendizados por meio de experiências recentes. Além de abordar os desafios para as novas gestões e os impactos da reforma tributária no setor, o evento discutirá também o papel das agências reguladoras na mediação e fiscalização de contratos, os impactos das novas normas da ANA e das tarifas sociais sobre os contratos vigentes, os desafios e perspectivas de investidores e operadores, e apresentará oportunidades em áreas como resíduos sólidos, drenagem urbana e inovações tecnológicas.
Com uma agenda abrangente, o FÓRUM NOVO SANEAMENTO reafirma seu compromisso de ser um catalisador de mudanças no setor, conectando lideranças, promovendo soluções concretas e fortalecendo as bases para a universalização do saneamento. Assista o vídeo abaixo e confira como foi a edição de 2024:
Temas dos painéis de debates e workshops
01
O pipeline de projetos para 2025 e 2026: Como manter a atratividade de projetos de saneamento com o atual nível das taxas de juros?
02
Novos mandatos municipais: O que os prefeitos farão para avançar com a pauta do saneamento – Projetos e desafios.
03
O papel das agencias reguladoras na mediação e fiscalização de contratos: Caso ENEL X ANEELL pode se repetir no setor de saneamento?
04
Como será feito o monitoramento das metas de universalização e de qualidade dos serviços: Novas ferramentas para reequilíbrios tarifários?
05
Regionalização das operações de saneamento: o que falta para transformar em realidade?
06
A Reforma Tributária e seus impactos na universalização do saneamento.
07
O papel do saneamento na resiliência das cidades diante das mudanças climáticas.
08
Impacto das novas normas e das tarifas sociais sobre os contratos vigentes: Qual o risco para a modicidade tarifária?
09
Erros e acertos das modelagens de PPPs ou concessões no setor de saneamento.
10
Como será a atuação do verificador independente em projetos de saneamento?
11
Resolução de conflitos em concessões de saneamento básico e repactuação de contratos.
12
Caso Sabesp: A construção do novo contrato e modelo regulatório: O que ainda não foi falado deste contrato e qual inovação merece ser destacada?
13
O papel das inovações tecnológicas no processo de universalização de saneamento.
14
Resíduos Sólidos: Pipeline de projetos, modelagem e soluções tecnológicas para o tratamento e reaproveitamento energético de resíduos.
15
Drenagem urbana: Estruturação e modelagem de projetos.