top of page
MENU
Carlos Lebelein
Sócio da LMDM Consultoria
Leandro Domaredzky
Sócio da LMDM Consultoria
Munir Abud de Oliveira
Vice-presidente Regional Sudeste da Aesbe e presidente da Companhia Espírito
Santense de Saneamento (Cesan).
Advogado. Pós-graduado em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG). Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).
Foi Procurador Geral do Município de Anchieta/ES.
Foi Diretor-Presidente Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado do Espírito Santo.
Foi também Diretor-Presidente do BANDES (Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo), Diretor e Presidente da Comissão de Recursos Humanos da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), Conselheiro e Coordenador do Comitê de Compliance do SEBRAE/ES.
Atualmente é Diretor-Presidente da CESAN (Companhia Espírito-santense de Saneamento).
Santense de Saneamento (Cesan).
Advogado. Pós-graduado em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/MG). Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV).
Foi Procurador Geral do Município de Anchieta/ES.
Foi Diretor-Presidente Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado do Espírito Santo.
Foi também Diretor-Presidente do BANDES (Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo), Diretor e Presidente da Comissão de Recursos Humanos da ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento), Conselheiro e Coordenador do Comitê de Compliance do SEBRAE/ES.
Atualmente é Diretor-Presidente da CESAN (Companhia Espírito-santense de Saneamento).
Wladimir Antônio Ribeiro
Advogado, Sócio e responsável pela área de saneamento do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Sociedade de Advogados.
Bernardo Strobel
Doutor em Direito e Sócio do SG Advogados.
advogado com intensa atuação profissional na área de
contratos administrativos e setores regulados. Atuou em diversos Estados. Tem mais de
18 anos de experiência atuando em casos complexos, notadamente os que envolvem
concessões rodoviárias, concessões de saneamento e projetos portuários. No campo da
arbitragem participou como advogado de procedimentos envolvendo a Administração
Pública e empresas privadas que discutiam a execução de contratos administrativos.
Além da experiência profissional, possui sólida formação acadêmica tendo vários
trabalhos publicados nas áreas do direito administrativo, econômico, cível e tributário.
advogado com intensa atuação profissional na área de
contratos administrativos e setores regulados. Atuou em diversos Estados. Tem mais de
18 anos de experiência atuando em casos complexos, notadamente os que envolvem
concessões rodoviárias, concessões de saneamento e projetos portuários. No campo da
arbitragem participou como advogado de procedimentos envolvendo a Administração
Pública e empresas privadas que discutiam a execução de contratos administrativos.
Além da experiência profissional, possui sólida formação acadêmica tendo vários
trabalhos publicados nas áreas do direito administrativo, econômico, cível e tributário.
Catia Cristina Pereira
Diretora Financeira e de Relações com Investidores da SABESP.
CFO e Relação com Investidores. Graduada em Economia pela Universidade Federal Fluminense, com MBA em Finanças pelo IBMEC, Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense e Engenharia Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com experiência de 28 anos no mercado, atuando em empresas nacionais e multinacionais, ela atuou como Diretora Financeira pela Ball Beverage Can South América, foi Diretora do Global Business Center para América do Sul, com a missão de estruturação e implementação e foi Gerente de Tesouraria América do Sul. Ficando na Companhia por 16 anos. Atuou também como Gerente de Planejamento e Controle de Tesouraria na Embratel, entre outros. Ela possui certificação Black Belt Six Sigma e participou de diversos cursos, treinamentos e conferências sobre finanças, estratégia e liderança, no Brasil e no exterior e em novembro/2022, concluiu o Curso de Conselheiros de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
CFO e Relação com Investidores. Graduada em Economia pela Universidade Federal Fluminense, com MBA em Finanças pelo IBMEC, Controladoria e Finanças pela Universidade Federal Fluminense e Engenharia Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Com experiência de 28 anos no mercado, atuando em empresas nacionais e multinacionais, ela atuou como Diretora Financeira pela Ball Beverage Can South América, foi Diretora do Global Business Center para América do Sul, com a missão de estruturação e implementação e foi Gerente de Tesouraria América do Sul. Ficando na Companhia por 16 anos. Atuou também como Gerente de Planejamento e Controle de Tesouraria na Embratel, entre outros. Ela possui certificação Black Belt Six Sigma e participou de diversos cursos, treinamentos e conferências sobre finanças, estratégia e liderança, no Brasil e no exterior e em novembro/2022, concluiu o Curso de Conselheiros de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
Maria Fernanda Nóbrega
Consultora e atual Coordenadora da Câmara Técnica Águas Urbanas da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.
Arquiteta Urbanista e Doutora em Engenharia Urbana (área de Saneamento) pela UFSCar. Mestre em Engenharia de Produção (área de Gestão Ambiental) pela UNESP. Concluiu
recentemente o Pós-Doutorado, período no qual desenvolveu diversas pesquisas no âmbito
da Infraestrutura Verde urbana. Desde 2011 atua como docente em cursos de Graduação e
Pós-Graduação, com destaque para o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP/Bauru,
onde atuou de 2014 a 2022. Sua produção científica abrange os temas: urbanização e
modelagem de impactos ambientais, drenagem urbana sustentável, Avaliação do Ciclo de Vida
(ACV) e Soluções baseadas na Natureza (SbN). Além disso, possui experiência em projetos,
treinamentos e consultoria no setor de Saneamento, com ênfase em Drenagem e Manejo de
Águas Pluviais Urbanas. Atualmente é consultora na PLUVIO Consultoria, atuando em parceria
com Municípios, Agências Reguladoras e Comitês de Bacia. No biênio 2024-2025, assumiu o
cargo de coordenadora nacional da Câmara Técnica de Águas Urbanas da ABRHidro -
Associação Brasileira de Recursos Hídricos.
Arquiteta Urbanista e Doutora em Engenharia Urbana (área de Saneamento) pela UFSCar. Mestre em Engenharia de Produção (área de Gestão Ambiental) pela UNESP. Concluiu
recentemente o Pós-Doutorado, período no qual desenvolveu diversas pesquisas no âmbito
da Infraestrutura Verde urbana. Desde 2011 atua como docente em cursos de Graduação e
Pós-Graduação, com destaque para o curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP/Bauru,
onde atuou de 2014 a 2022. Sua produção científica abrange os temas: urbanização e
modelagem de impactos ambientais, drenagem urbana sustentável, Avaliação do Ciclo de Vida
(ACV) e Soluções baseadas na Natureza (SbN). Além disso, possui experiência em projetos,
treinamentos e consultoria no setor de Saneamento, com ênfase em Drenagem e Manejo de
Águas Pluviais Urbanas. Atualmente é consultora na PLUVIO Consultoria, atuando em parceria
com Municípios, Agências Reguladoras e Comitês de Bacia. No biênio 2024-2025, assumiu o
cargo de coordenadora nacional da Câmara Técnica de Águas Urbanas da ABRHidro -
Associação Brasileira de Recursos Hídricos.
Mateus Rodrigues Casotti
Advogado especialista em Saneamento.
Ex-Coordenador Jurídico da Cesan e da Câmara Técnica Jurídica da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento.
Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Graduado em Direito do Saneamento pelo IDP-Brasília. Membro da Comissão Especial de Saneamento do Conselho Federal da OAB e da Comissão Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas da Seccional da OAB do Espírito Santo.
Atuou entre 2009 e 2024 na Cesan, com trabalhos em áreas diversas da Companhia, envolvendo relações trabalhistas e sindicais (negociações coletivas), licitações e contratos administrativos, assessoramento da alta administração e gestão jurídica e de pessoas. Atuou ainda em processos de modelagem e gestão de contratos de Parcerias Público-Privadas, como as PPPs de Cariacica, Vila Velha e Serra, a Subconcessão de Reuso Industrial em Vitória/Serra e do projeto para as novas Parcerias Público-Privadas de esgotamento sanitário nos demais municípios atendidos pela empresa.
Ex-Coordenador Jurídico da Cesan e da Câmara Técnica Jurídica da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento.
Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Graduado em Direito do Saneamento pelo IDP-Brasília. Membro da Comissão Especial de Saneamento do Conselho Federal da OAB e da Comissão Especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas da Seccional da OAB do Espírito Santo.
Atuou entre 2009 e 2024 na Cesan, com trabalhos em áreas diversas da Companhia, envolvendo relações trabalhistas e sindicais (negociações coletivas), licitações e contratos administrativos, assessoramento da alta administração e gestão jurídica e de pessoas. Atuou ainda em processos de modelagem e gestão de contratos de Parcerias Público-Privadas, como as PPPs de Cariacica, Vila Velha e Serra, a Subconcessão de Reuso Industrial em Vitória/Serra e do projeto para as novas Parcerias Público-Privadas de esgotamento sanitário nos demais municípios atendidos pela empresa.
Kátia Muniz Côco
Diretora de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan.
Eduardo Pasini Correa de Oliveira
Sócio Proprietário da BIM Start.
Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em BIM Management para Infraestruturas pela Universidade de Barcelona e Zigurat - Global Institute of Technology. Atualmente Cursando MBA Executivo no Insper.
Empresário aficionado por tecnologia e inovação.
Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em BIM Management para Infraestruturas pela Universidade de Barcelona e Zigurat - Global Institute of Technology. Atualmente Cursando MBA Executivo no Insper.
Empresário aficionado por tecnologia e inovação.
Roberto Barbuti
CEO da Iguá.
Diretor-presidente da Iguá Saneamento desde agosto de 2023. Bacharel em Administração, com foco em Administração Pública (FGV), e em Direito com foco na Área Empresarial (USP). Tem MBA concentrado em Finanças e Empreendedorismo (INSEAD).
Ao longo dos últimos 4 anos foi o CEO da Corsan, onde liderou um processo de reposicionamento do negócio, que levou à primeira privatização de uma empresa de saneamento no Brasil.
Barbuti atuou por mais de 20 anos no mercado de Banco de Investimentos, tendo sido responsável por essa área de negócios em instituições como BankofAmerica Merrill Lynch, Santander e Safra, além de Managing Director no UBS. Adicionalmente atuou como Consultor de Estratégia e Analista de Venture Capital.
Diretor-presidente da Iguá Saneamento desde agosto de 2023. Bacharel em Administração, com foco em Administração Pública (FGV), e em Direito com foco na Área Empresarial (USP). Tem MBA concentrado em Finanças e Empreendedorismo (INSEAD).
Ao longo dos últimos 4 anos foi o CEO da Corsan, onde liderou um processo de reposicionamento do negócio, que levou à primeira privatização de uma empresa de saneamento no Brasil.
Barbuti atuou por mais de 20 anos no mercado de Banco de Investimentos, tendo sido responsável por essa área de negócios em instituições como BankofAmerica Merrill Lynch, Santander e Safra, além de Managing Director no UBS. Adicionalmente atuou como Consultor de Estratégia e Analista de Venture Capital.
Alexandre Godeiro
Coordenador da Coordenação-Geral de Diretrizes Regulatórias do Departamento de Cooperação Técnica da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.
Fernando Vernalha
Doutor em Direito e Sócio do Vernalha Pereira.
Advogado e Consultor na área do direito público, Fernando é fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito do Estado, em 2017, participou do programa visiting scholar na Columbia University Law School, em Nova Iorque (EUA). Vernalha possui vasta experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Ainda, o advogado é professor de pós-graduação em direito administrativo de diversas instituições. Em 2009, atuou como consultor da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Advogado e Consultor na área do direito público, Fernando é fundador do Vernalha Pereira. Doutor e Mestre em Direito do Estado, em 2017, participou do programa visiting scholar na Columbia University Law School, em Nova Iorque (EUA). Vernalha possui vasta experiência na estruturação de projetos de concessão e parcerias público-privadas, bem como em processos de desestatização ou investimentos relacionados aos diferentes setores da infraestrutura. Ainda, o advogado é professor de pós-graduação em direito administrativo de diversas instituições. Em 2009, atuou como consultor da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Filipe de Mello Sampaio Cunha
Diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
É responsável pela supervisão técnica dos trabalhos de
Regulação do Uso de Recursos Hídricos, de Fiscalização e de
Operações e Eventos Críticos.
Na esfera da cooperação internacional, é o Diretor responsável pela
agenda da ANA junto à Water Governance Initiative (WGI) da
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
(OCDE), na International Water Association (IWA), e no Colégio 2 do
Conselho Mundial da Água (WWC, na sigla em inglês).
Gestor público da carreira do Ministério Público da União, Filipe é
Especialista em Gestão das Águas e Sustentabilidade dos Recursos
Hídricos e em Gestão Pública. Além disso, possui ampla experiência em docência no setor público
(ENAP, ESMPU e UnB). Atualmente, Filipe também se dedica à organização do 1º Fórum LatinoAmericano da Água.
É responsável pela supervisão técnica dos trabalhos de
Regulação do Uso de Recursos Hídricos, de Fiscalização e de
Operações e Eventos Críticos.
Na esfera da cooperação internacional, é o Diretor responsável pela
agenda da ANA junto à Water Governance Initiative (WGI) da
Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico
(OCDE), na International Water Association (IWA), e no Colégio 2 do
Conselho Mundial da Água (WWC, na sigla em inglês).
Gestor público da carreira do Ministério Público da União, Filipe é
Especialista em Gestão das Águas e Sustentabilidade dos Recursos
Hídricos e em Gestão Pública. Além disso, possui ampla experiência em docência no setor público
(ENAP, ESMPU e UnB). Atualmente, Filipe também se dedica à organização do 1º Fórum LatinoAmericano da Água.
Rogério Tavares
VP de Relações Institucionais da Aegea.
Engenheiro civil com MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério Tavares possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Como Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas. Rogério é também coordenador do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDID) e vice-presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON).
Engenheiro civil com MBA em Finanças pelo IBMEC, Rogério Tavares possui sólida experiência em estruturação, contratação e administração de financiamentos e, ainda, em prospecção e captação de recursos junto a instituições financeiras nacionais e internacionais. Como Vice-Presidente de Relações Institucionais na Aegea, atua na expansão dos modelos de atuação colaborativa entre a empresa e novos parceiros, e no reforço do posicionamento institucional da companhia junto aos seus interlocutores, como associações de classe e entidades públicas. Rogério é também coordenador do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDID) e vice-presidente da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON).
Cássio Cossenzo
Superintendente de Regulação Econômica da ADASA.
Administrador pela Universidade Federal de Minas Gerais;
Mestre em Gestão e Regulação de Saneamento Básico pela FIOCRUZ;
Mestre em Economia pela UNB;
Superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA e coordenador de Grupo Técnico de Tarifas e Contabilidade da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da ABAR.
Administrador pela Universidade Federal de Minas Gerais;
Mestre em Gestão e Regulação de Saneamento Básico pela FIOCRUZ;
Mestre em Economia pela UNB;
Superintendente de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal – ADASA e coordenador de Grupo Técnico de Tarifas e Contabilidade da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde da ABAR.
Daniela Sandoval
Vice-Presidente de Assuntos Corporativos e Regulação da BRK Ambienta.
Possui mais de 28 anos de experiência, com posições de liderança e conselhos nos setores de saneamento, energia e petroquímico, além de atuação em escritórios de advocacia no Brasil e EUA. É também VP da ABCON-Associação de Empresas Privadas de Saneamento, Membro do Conselho de Orientação de Saneamento Básico (COSB) da ARSESP, Membro do Conselho Consultivo da ABDIB-Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e Membro do Comitê de Governança do Pacto Global da ONU (Rede Brasileira). Daniela tem formação em Direito pela USP - Universidade de São Paulo, LL.M pela New York University, especialização em Direito Societário pela FGV – GVLaw, Credential of Readiness (CORe) em administração pela HBX - Harvard Business School, Certificação em Compliance (CCEP) da CCB – Compliance Certification.
Possui mais de 28 anos de experiência, com posições de liderança e conselhos nos setores de saneamento, energia e petroquímico, além de atuação em escritórios de advocacia no Brasil e EUA. É também VP da ABCON-Associação de Empresas Privadas de Saneamento, Membro do Conselho de Orientação de Saneamento Básico (COSB) da ARSESP, Membro do Conselho Consultivo da ABDIB-Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e Membro do Comitê de Governança do Pacto Global da ONU (Rede Brasileira). Daniela tem formação em Direito pela USP - Universidade de São Paulo, LL.M pela New York University, especialização em Direito Societário pela FGV – GVLaw, Credential of Readiness (CORe) em administração pela HBX - Harvard Business School, Certificação em Compliance (CCEP) da CCB – Compliance Certification.
Fernanda Rodrigues De Morais
Consultoria Jurídica do Ministério das Cidades.
ESPECIALIZAÇÃO:
Curso: Especialista em Direito do Saneamento
Instituição: Instituto de Ciências Jurídico-Políticas-(ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Período de Conclusão: 2019;
Membro da AGU DESDE 2015.
GRADUAÇÃO
Curso: Bacharel em Direito
Instituição: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP
Período de Conclusão: 2002-2006.
Órgão/Entidade/Empresa/Organismo: Consultoria Jurídica do Ministério das Cidades
Cargo/função: Consultora Jurídica
Descrição das principais atividades: Consultoria e assessoria jurídica
Período: Desde fevereiro de 2023.
ESPECIALIZAÇÃO:
Curso: Especialista em Direito do Saneamento
Instituição: Instituto de Ciências Jurídico-Políticas-(ICJP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Período de Conclusão: 2019;
Membro da AGU DESDE 2015.
GRADUAÇÃO
Curso: Bacharel em Direito
Instituição: Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP
Período de Conclusão: 2002-2006.
Órgão/Entidade/Empresa/Organismo: Consultoria Jurídica do Ministério das Cidades
Cargo/função: Consultora Jurídica
Descrição das principais atividades: Consultoria e assessoria jurídica
Período: Desde fevereiro de 2023.
Percy Soares Neto
Diretor Executivo da Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto - ABCON SINDCON.
Especialista em Economia do Meio Ambiente na Universidade de Alcalá de Henares, mestrado no PPGA-UFRGS e estágio doutoral no Centro Internacional de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento - CIRED/CNRS (França).
Foi coordenador da rede de recursos hídricos da Indústria, pela CNI – Confederação Nacional da Indústria.
Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente e no Comitê de Gerenciamento do Lago Guaíba.
Autor do livro “Construindo a Segurança Hídrica”, lançado em 2018 com apoio da ArcelorMittal.
Especialista em Economia do Meio Ambiente na Universidade de Alcalá de Henares, mestrado no PPGA-UFRGS e estágio doutoral no Centro Internacional de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento - CIRED/CNRS (França).
Foi coordenador da rede de recursos hídricos da Indústria, pela CNI – Confederação Nacional da Indústria.
Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente e no Comitê de Gerenciamento do Lago Guaíba.
Autor do livro “Construindo a Segurança Hídrica”, lançado em 2018 com apoio da ArcelorMittal.
Marcela Nectoux
Gerente de projetos da GreenPlat.
Engenheira Ambiental, mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atua na área de projetos ambientais há mais de 10 anos, com experiência em gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas e gestão de risco de desastres ambientais. Atualmente é Gerente de Projetos na GreenPlat. É membro do Infra Women Brazil e pesquisadora do GESPLA (Grupo de Pesquisa em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Engenheira Ambiental, mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos com MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atua na área de projetos ambientais há mais de 10 anos, com experiência em gestão de recursos hídricos, mudanças climáticas e gestão de risco de desastres ambientais. Atualmente é Gerente de Projetos na GreenPlat. É membro do Infra Women Brazil e pesquisadora do GESPLA (Grupo de Pesquisa em Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Nathália Menezes
Assessora da Diretoria de Regulação e Novos Negócios da Sabesp.
Graduada em Direito, com especialização em Direito Processual Civil pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, LL.M em Direito do Estado e Regulação e MBA em Gestão Empresarial ambos pela Fundação Getúlio Vargas.
Com 10 anos de experiência no Setor de Saneamento Básico, ingressou na CEDAE em 2013, onde atuou como Advogada no Contencioso Estratégico (2013/2019), Assessora Jurídica de Contencioso (2019/2020), Gerente Jurídica Empresarial (2021) e Coordenadora Consultiva Estratégica (2022).
Líder do Grupo Setorial de Saneamento Básico do Infra Woman Brazil, Membro Efetivo da Comissão de Infraestrutura do IBRADEMP e Integrante do Grupo de Estudos de Direito e Economia da UNB/IDP/UFRJ.
Graduada em Direito, com especialização em Direito Processual Civil pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, LL.M em Direito do Estado e Regulação e MBA em Gestão Empresarial ambos pela Fundação Getúlio Vargas.
Com 10 anos de experiência no Setor de Saneamento Básico, ingressou na CEDAE em 2013, onde atuou como Advogada no Contencioso Estratégico (2013/2019), Assessora Jurídica de Contencioso (2019/2020), Gerente Jurídica Empresarial (2021) e Coordenadora Consultiva Estratégica (2022).
Líder do Grupo Setorial de Saneamento Básico do Infra Woman Brazil, Membro Efetivo da Comissão de Infraestrutura do IBRADEMP e Integrante do Grupo de Estudos de Direito e Economia da UNB/IDP/UFRJ.
Nilo de Oliveira Nascimento
Professor da UFMG e Consultor da Fundação Christiano Ottoni.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Hydrologie Opérationnelle et Appliquée- École Polytechnique Fédérale de Lausanne (1985), mestrado em Sciences et Techniques de l'Environnement - École Nationale des Ponts et Chaussées (1991) e doutorado em Sciences et Techniques de l'Environnement - École Nationale des Ponts et Chaussées (1995). Foi membro do IWA-IAHR Joint Committee on Urban Drainage, entre 2005 e 2011. É professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Diretor Adjunto de Relações Internacionais da UFMG entre 2012 e 2014. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG entre 2015 e 2018. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle de Enchentes e de Barragens, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia urbana, drenagem pluvial urbana, modelagem chuva-vazão, planejamento urbano e técnicas compensatórias em drenagem pluvial.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Hydrologie Opérationnelle et Appliquée- École Polytechnique Fédérale de Lausanne (1985), mestrado em Sciences et Techniques de l'Environnement - École Nationale des Ponts et Chaussées (1991) e doutorado em Sciences et Techniques de l'Environnement - École Nationale des Ponts et Chaussées (1995). Foi membro do IWA-IAHR Joint Committee on Urban Drainage, entre 2005 e 2011. É professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi Diretor Adjunto de Relações Internacionais da UFMG entre 2012 e 2014. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG entre 2015 e 2018. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Controle de Enchentes e de Barragens, atuando principalmente nos seguintes temas: hidrologia urbana, drenagem pluvial urbana, modelagem chuva-vazão, planejamento urbano e técnicas compensatórias em drenagem pluvial.
Priscilla Macedo Moura
Professora da UFMG e Consultora da Fundação Christiano Ottoni.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (2008). Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal de Minas Gerais. É orientadora de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. As principais temáticas de atuação são: hidrologia urbana com ênfase em drenagem urbana e sistemas de auxílio à decisão, prioritariamente análise multicritério.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon (2008). Atualmente é Professora Associada na Universidade Federal de Minas Gerais. É orientadora de mestrado e doutorado junto ao Programa de Pós Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG. As principais temáticas de atuação são: hidrologia urbana com ênfase em drenagem urbana e sistemas de auxílio à decisão, prioritariamente análise multicritério.
Renê Gontijo
Coordenador de Regulação Tarifária na Superintendência de Regulação de Saneamento Básico atuando na proposição de Normas de Referência para a regulação tarifária do setor de saneamento básico. Pós-graduado em Regulação Econômica, possui graduação em Economia e Engenharia Civil.
Lucilaine Medeiros
Diretora Jurídica da AEGEA.
Advogada com mais de 20 anos de experiência no mercado de saneamento, com atuação em gestão e em regulação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. MBA em Gestão de Negócios e pós-graduação em Gestão Empresarial. No setor, desenvolveu as funções de Gerente Jurídica de concessionária, Gerente de Regulação da Aegea, Diretora-Presidente da Águas Guariroba e, desde setembro/2019, exerce a função de Diretora Jurídica da Aegea, empresa referência no setor privado de saneamento no Brasil, responsável por atender mais de 31 milhões de pessoas em 505 municípios do país.
Advogada com mais de 20 anos de experiência no mercado de saneamento, com atuação em gestão e em regulação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. MBA em Gestão de Negócios e pós-graduação em Gestão Empresarial. No setor, desenvolveu as funções de Gerente Jurídica de concessionária, Gerente de Regulação da Aegea, Diretora-Presidente da Águas Guariroba e, desde setembro/2019, exerce a função de Diretora Jurídica da Aegea, empresa referência no setor privado de saneamento no Brasil, responsável por atender mais de 31 milhões de pessoas em 505 municípios do país.
bottom of page